O que são Nichos de Mercado e qual a Importância Deles

 

Tenho certeza que todos vocês já se perguntaram: Afinal, qual o “segredo“ para ganhar dinheiro na internet? A resposta é que não tem segredo e se tivesse, escolher o nicho certo para você seria apenas um de vários segredos. Mas vamos ao que interessa!

 

nichos-nichos de mercado-marketing digital

O que é um nicho de mercado

Tema, assunto, segmento de mercado ou simplesmente nicho. Quando alguém diz que você precisa escolher um nicho, essa pessoa quer dizer que você precisa escolher um tema ou assunto específico para trabalhar na internet e produzir algo que te traga algum retorno financeiro.

Quando alguém fala em site de nicho é o mesmo que falar: “site de tema específico”. Para esclarecer mais ainda, digamos que você quer criar algo no mercado de saúde, então você poderia criar um site ou produtos sobre:

  • Como perder peso
  • Como ganhar massa muscular
  • Como cuidar da sua higiene bucal
  • Comidas que fazem bem para saúde

Entendeu né? É só isso.

Porque tenho que escolher um nicho?

Quando você tem um site em um nicho específico, você tende a ter um público bem segmentado. Se você criar um site e sair falando sobre tudo você provavelmente vai falhar, porque quem faz isso são os grandes portais como uol, msn, yahoo e não da para competir com eles! Com um público bem segmentado você terá mais chances de obter seu espaço na internet e a partir dai você poderá ir crescendo.

Escolher um nicho faz toda diferença, você tem que ter uma ideia bem clara inicialmente sobre qual nicho de mercado ou sub nicho (um nicho mais específico ainda) você pretende trabalhar.

Então quais os melhores nichos para trabalhar?

Na verdade vou falar quais os melhores mercados para encontrar os melhores nichos. Vamos lá…

O ser humano busca a felicidade em 3 áreas principais na vida. São estas:

  • Relacionamentos
  • Saúde e boa forma
  • Finanças

Qualquer nicho que você queira trabalhar que esteja dentro de um desses 3 mercados acima, pode ter certeza que é quase 100% de chance de ter retorno financeiro, mas por que?

Para esclarecer, um exemplo básico: Dentro do mercado de relacionamentos existe os nichos de namoro, conquista, sedução, medo de falar com uma mulher, reconquista e entre outros. Qualquer um desses nichos pode lhe trazer dinheiro, por quê? Porque precisamos de amor para viver, só por isso todos querem saber as técnicas para reconquistar o ex ou para conquistar a amiga, informação vale muito hoje. Não é diferente em Saúde ou Finanças, se faltar o amor ou o dinheiro ou a saúde não iremos ser 100% felizes. Esse é o motivo desses serem os 3 principais mercados para se criar algo rentável.

E além desses três mercados existe o de hobbies, muita gente gasta dinheiro com seus hobbies favoritos, você pode encontrar um nicho rentável nesse meio. Para facilitar você pode fazer uma lista com seus medos, paixões e problemas, quem sabe no meio você encontra um nicho legal?

Ainda existem vários outros mercados para procurar nichos como: Entretenimento, informática/tecnologia, moda, cultura, criança e por ai vai… Coloque o cérebro para funcionar! 

Ferramentas para encontrar um nicho

O Google possui um serviço de publicidade chamado Google AdWord, que por sinal é a principal fonte de receita da empresa. Dentro do Google AdWord existe uma ferramenta chamada Planejador de palavras-chave. Nessa ferramenta você pode escrever o termo/nicho procurado como por exemplo, “como desenhar bem”  e a ferramenta retorna para você os resultados que são eles:

  • A média de pesquisas mensais – quantas pesquisas estão sendo feitas por mês para tal palavra chave.
  • Concorrência – quantas pessoas estão anunciando nessa palavra chave, para nós quanto mais concorrência melhor.
  • Lance sugerido – é o valor que os anunciantes estão pagando por cada clique dado nos anúncios dele.

 

Você precisa de uma conta no Google Adword para ter acesso à ferramenta. Clique aqui para se cadastrar.

Você também pode visitar os grandes portais para ter alguma ideia de nichos, ou pesquisar por outras ferramentas na web, com certeza existe várias.

Como saber se o nicho que escolhi é bom?

Além dos dados obtidos pela ferramenta do Google, sempre que escolher um nicho lembre-se de se perguntar:

  • Existem pessoas interessadas nesse nicho? (Não falo de duas ou três pessoas, fique atento nisso, deve existir uma demanda no nicho escolhido).
  • Existem produtos nesse nicho?
  • Nesse nicho posso resolver os problemas de algumas pessoas?
  • Vou agregar valor na vida delas?
  • As pessoas pagariam por um produto nesse nicho?

Se a resposta for sim, com certeza vale a pena criar algo em cima desse nicho.

Tente procurar um nicho não muito grande, para não dar mais trabalho do que o necessário, e nem um nicho muito pequeno, onde você não possa desenvolver todo seu potencial de trabalho.

É preciso entender todos os conceitos sobre nicho de mercado para se ter uma boa ideia do que fazer na internet e também devemos saber sobre o nicho que escolhermos, ou gostar pelo menos um pouco para podermos pesquisar sempre mais sobre este.

No final das contas todo site que você criar ou todo negócio que criar vai ser baseado em algum nicho, música, jogos, esportes, fotos, tudo isso vai no final ser tratado como nicho de mercado seja ele grande ou pequeno. Mas não misture as coisas.

Escolha um nicho específico, e fale, ensine, mostre, dê conteúdo apenas sobre esse determinado assunto para as pessoas. Assim garanto que você estará no caminho certo para ganhar dinheiro na internet.

Veja também: Como criar uma sequência e-mail que vendem

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