Saiba O Passo A Passo Para Criar Uma Sequência De E-mail Que vende

 

O primeiro e-mail que você enviar deve ser o mais bem trabalhado, ele serve para aquecer a lista e para começar o seu relacionamento com os leitores.

Para criar tal relacionamento você deve começar contando uma história pessoal para envolver os leitores, você pode falar sobre os problemas que você enfrentou as dificuldades os desafios e as dúvidas que você tinha de acordo com seu mercado, é claro, e com o objetivo da sua lista, seja para resolver problemas financeiros, para perca de peso, problemas no casamento e entre outros.

 

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Você não vai falar sobre o produto que você deseja promover, mas você vai falar que a pessoa, o seu leitor pode estar passando pelos mesmos problemas que você passou e você vai dizer que tem solução e que vai ajuda-lo. Não se preocupe em ser um pouco dramático, o ser humano gosta de um belo drama.
Se as pessoas entraram na sua lista, entraram porque queriam algo ou resolver algum problema, tirar alguma dúvida e coisas do tipo, foque em incentivar seus leitores dizendo que você sabe o que é passar por isso, fale sobre como o problema afetava sua vida e como pode estar afetando a vida do seu leitor. Se o problema do seu leitor for o mesmo que o seu ele vai com certeza se identificar com você.
Continuando… você vai falar de modo geral como resolveu o problema, sem falar de produto nenhum. Vai dizer que tudo deu certo para você, que você pensou em desistir, mas não o fez e insistiu até o fim até que tudo deu certo.
No futuro você vai dizer que o produto que está oferecendo te ajudou a resolver o problema, mas agora não. Agora o ideal é focar em criar algum relacionamento com seu novo assinante, deixe ele se identificar com você.
Se você quer promover algum produto, mas não passou por algum problema relacionado ao produto, você pode falar de alguém que teve algum tipo de dificuldade ou problema que esse produto resolveu (talvez o próprio produtor), ex.: meu amigo x enfrentou tais dificuldades em certa fase da vida dele, mas tudo acabou bem e você também ficará bem e etc…
Quanto mais próximo das dificuldades do seu leitor você chegar mais ele se identificará com você.
Antes de fechar o e-mail avise que breve enviará para ele algumas dicas que ajudará a resolver parte do problema ou tirar parte das dúvidas dele, da mesma forma que você ou seu amigo conseguiu.

2 – Dar as dicas que prometeu.

Agora você deve cumprir sua promessa e entregar conteúdo de qualidade para seu leitor. Envie um conteúdo cheio de boas dicas que tenham haver com o problema da pessoa e que o ajudará a resolver pelo menos parte deste problema que como eu já disse deve ser relacionado com seu nicho e com o produto que você irá apresentar mais a frente.
Você pode pegar uma pequena parte do conteúdo do produto que você está querendo vender e apresentar ao seu leitor, se o conteúdo for bom e já ajudar a tirar algumas dúvidas que ele possa ter com certeza ele ficará bem mais focado no que você tem a oferecer.
Lembre-se que tudo isto é parte da estratégia e que você ainda não deve falar sobre produto algum.
No final do e-mail continue dizendo que enviará mais dicas para ele e que espera que ele continue lendo que o ajudará muito! Se realmente tiver ótimas dicas no conteúdo que você passou para seu leitor neste segundo e-mail com certeza ele irá esperar pelo próximo.

3 – Gerar expectativa

Tá na hora de gerar expectativa no seu futuro cliente, o objetivo inicial do e-mail é entregar mais algumas dicas, que sejam de qualidade é claro. Como eu já disse você pode tirar as dicas do produto que você está promovendo e dar de graça para seus assinantes na lista, no final irá valer a pena.
Para gerar a expectativa no leitor você, após dar as dicas que prometeu, vai dizer que tem uma SURPRESA para ele no próximo e-mail, por conta disso ele não deve perdê-lo de jeito nenhum!
Note que você não falou de produto nenhum, apenas falou em resolver o problema do seu leitor assim como resolveu o seu problema ou o problema do seu amigo. Você entregou bons conteúdos e boas dicas, envolveu seu leitor e ele sabe que você sabe do que está falando.
Agora você estará preparando-o para a “surpresa” que seria apresentar um ótimo produto para ele, que o fará resolver o problema definitivamente, assim como você resolveu o seu.

4 – Venda

Agora sim é o momento em que você apresenta o produto que você está promovendo para seu leitor.
Para começar você vai escrever uma pequena introdução que poderá ser uma curiosidade ou um fato ocorrido com você, qualquer curiosidade ou fato relacionado ao problema em questão.
A ideia é passar “sutilmente” desta introdução para a oferta, você deve comentar que mostrou ao seu leitor que é possível resolver os problemas dele no momento em que enviou as dicas e que se ele continuar persistindo ele vai conseguir superar.
Durante isso você vai dizer finalmente como conseguiu resolver o problema, você deve dizer que foi através de tal produto que você conseguiu resolver de uma vez por todas o seu problema e que ele também deveria dar uma olhada. É neste momento que você faz uma chamada para ação, ou call to action, chame como preferir.
A chamada para ação pode ser uma pequena frase dizendo – “Clique aqui para conhecer o produto que resolveu meus problemas de uma vez por todas” e é nessa frase que você vai inserir seu link de afiliado, você pode fazer várias chamadas para ação no decorrer do seu e-mail, desde que todos tenham um único objetivo, que no caso é levar o leitor para a página de vendas do produto em questão.
Não tenha medo de falar bem do produto, diga que é incrível, que te ajudou muito e que também vai ajudar os outros, ou seja, seu leitor. Você já envolveu o leitor, criou algum relacionamento, deu material de qualidade com dicas ótimas, gerou expectativa e agora sim o leitor está bem mais propenso a comprar algum produto e se tornar seu cliente.
Mas ainda não acabou, existe um quinto e-mail que você pode enviar apenas para os leitores que não compraram o produto ainda.

5 – Manutenção

Fazer a manutenção vai servir para dar um empurrãozinho nas pessoas que querem comprar mais ainda estão com alguma dúvida em relação ao produto. Se é confiável, se realmente vale o investimento e etc.
A solução é mostrar alguns testemunhos ou provas sociais, diga que as pessoas que compraram estão gostando, mostre alguns comentários de clientes satisfeitos, mostre testemunhos e caso receba algum e-mail de agradecimento é uma boa ideia mostra-los para seus leitores saber que é algo real e está dando certo para os outros.
Porém se for a primeira vez que você está promovendo o produto é normal não ter testemunhos para mostrar, mas ai você pode pedir auxilio ao produtor do produto em questão, com certeza ele terá vários testemunhos, e-mails de agradecimentos e comentários para mostrar.
Enquanto você estiver apresentando os comentários e testemunhos não se esqueça de fazer novas chamadas para ação da mesma forma que fez no quarto e-mail.
Em resumo é isso, é uma técnica para gerar vendas rápidas em um curto período de tempo. Porém quanto mais sua lista de contatos confiar no seu trabalho e estiver acostumada com seus e-mails melhores serão seus resultados.

 

Veja o que é e-mail markting

Veja também: O que é necessário para ter um blog profissional
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