O que é Necessário para ter um Blog Profissional?

 

Ao contrário do que muita gente pensa, criar um blog é uma coisa muito simples de fazer, todo empreendedor deveria pensar em criar um blog para aumentar sua presença online e sua autoridade no nicho que atua, por isso, vamos ver a seguir o que é necessário para ter um blog profissional na web.

 

blog

Planejamento

A primeira coisa sem dúvidas é o planejamento! O planejamento do seu blog pode ser feito através de simples perguntas;

  • Porque irei criar um blog, qual objetivo?

Divulgar um produto, divulgar produtos de terceiros, ganhar dinheiro com anúncios ou simplesmente por diversão?

  • Já sei sobre o que falar? Já escolhi meu nicho?

Aqui você deve ter em mente sobre o que vai falar, não podemos criar um blog e sair falando sobre tudo se o objetivo é ganhar dinheiro, você pode sair falando sobre tudo se for um blog pessoal sem fins lucrativos.

Se o seu objetivo é ganhar dinheiro com o blog, você deve escolher um nicho, pois assim você tem 1000% mais chances de encontrar seu espaço na internet e se tornar autoridade no nicho escolhido, o que faz seu público ser bem qualificado e seus lucros serem bem maiores.

Aconselho você a falar sobre algo que conheça bem ou que goste, para assim está sempre disposto a pesquisar e aprender mais e mais sobre o assunto.

  • Já tenho um plano de conteúdo para meu site?

Antes de colocar o blog no ar é bom ter em mente ou até já criado alguns artigos para ele, assim você evita ter que correr atrás de conteúdo depois que o blog já esttiver no ar.

Ou você pode contratar redatores para escrever para você. Em sites freelancers você pode encontrar redatores que escrevem artigos por até R$ 5,00 cada, um deles é o NearJob.

Outra coisa antes de pensar em colocar o blog no ar, é criar determinadas categorias, isso você faz junto com o planejamento dos artigos e assuntos que irá abordar no seu blog. A organização é fundamental para facilitar os seus leitores a encontrarem o que buscam no blog.

Domínio profissional

O domínio é a url do seu site, “www.seusite.com”. Um domínio bem definido pode passar uma imagem profissional do seu negócio. No seu domínio pode conter a palavra chave do seu negócio como, por exemplo, “ganhar-dinheironainternet.com” ou pode conter a marca do mesmo como o caso das grandes empresas; google.com, netshoes.com, amazon.com, e etc.

Antes, utilizar a palavra chave no domínio afetava bastantes no SEO do seu blog, hoje em dia isso já não faz tanta diferença, portanto não se preocupe com isso.

Pense em um nome que combine com seu nicho e que todos consigam digitar e memorizar facilmente, se criar com um nome um tanto diferente como as grandes marcas você terá que dar muita ênfase no seu domínio para que ele venha a se tornar uma marca e que todos conheçam bem.

Hospedagem de qualidade

O servidor de hospedagem é um espaço que você aluga para guardar todos os arquivos do seu blog na web. Você paga a empresa e eles te cedem uma pequena parte do disco rígido das suas máquinas, assim você terá um servidor disponível 24h por dia em toda internet.

Na hora de contratar um plano de hospedagem para seu blog você deve estar ciente de que nem sempre devemos escolher pelo menor preço, se você quer usar o seu blog como principal ferramenta de marketing, você deve dar atenção especial à empresa que você irá contratar. Pois uma empresa ruim pode estragar completamente seu negócio na web.

Um servidor de hospedagem bom vai garantir que seu blog fique disponível 24h por dia na internet, e acredite isso é muito importante! Você não vai querer que seu leitor entre no seu blog justo na hora que acontecer algum problema com sua hospedagem e seu blog fique fora do ar, se isto acontecer, ele vai sair de lá sem pensar duas vezes e vai procurar outro para tirar suas dúvidas.

Este problema acontece muito com planos de hospedagem gratuitos, eles caem, são lentos, ficam fora do ar, com certeza isso não passa uma imagem profissional, então fuja de hospedagem grátis, e invista em um plano pago em uma empresa de qualidade.

Procure sempre informações sobre a empresa que você pretende contratar, procure saber se tem suporte 24h se ela responde rapidamente a suas perguntas, procure por informações sobre ela no Google e onde mais você puder procurar. Procure escolher uma empresa nacional caso você não fale outra língua para não ter problema com comunicação posteriormente.

Eu te indico a hospedagem da OnoComp,que é a mesma que eu utilizo,acesse o o site e veja!

Plataforma profissional

A plataforma seria como um editor de site, trocar o tema, adicionar posts, criar páginas, tudo isso é feito através da plataforma que você escolher utilizar. Se você quer criar um blog profissional, aconselho que utilize a plataforma wordpress.org, eles te fornecem um software gratuito para gerenciamento de conteúdo web, ou editor de sites se preferir.

Você instala este software no seu servidor de hospedagem e assim terá um blog profissional sem muitos problemas.

Também existem plataformas gratuitas, como o blogspot que é a plataforma para criação e gerenciamento de blogs do Google e o wordpress.com, tá, mas como assim wordpress.com, wordpress.org?

Existe uma grande diferença entre wordpress.org e wordpress.com;

Os dois se tratam da plataforma de sites mais famosa do mundo o wordpress.

A grande diferença seria que no wordpress.com você cria sites gratuitos com domínios assim “SEUSITE.wordpress.com” igual ao blogspot que também é mais ou menos assim “SEUSITE.blospot.com”. Você pode alugar um domínio para apagar o “wordpress.com” ou o “blogspot.com” e ficar apenas “seusite.com”, mas isso não é aconselhável porque o seu blog ainda estará hospedado em um servidor grátis e terá com certeza todas as limitações que a plataforma oferece.

O wordpress.org te fornece o software gratuitamente como já mencionado e você o instala no seu plano de hospedagem e assim terá todos os recursos que desejar. É quase a mesma coisa, mas com o software do wordpress.org você tem total controle sobre seu blog, é totalmente seu e você faz o que bem quiser com ele.

Design de qualidade

A aparência do seu blog é muito importante, por diversos fatores. Um blog bonito passa uma imagem profissional, e é isto o que procuramos, experimente entrar em um blog feio e em outro bonito, note que um deles vai te passar mais confiança e conforto, eu garanto que é o bonito e bem estruturado!

A primeira coisa que a pessoa vai enxergar quando entrar no eu blog são as cores, através das cores ela sabe se o que está no blog tem relação ao que ela procura ou não, portanto, escolha um tema com cores voltadas ao seu público alvo, se for um blog sobre coisas de mulheres, escolha cores para mulheres, se for para crianças, escolha cores para crianças.

Se tiver dificuldades em encontrar as cores ideias para seu nicho, visite outros blogs do mesmo nicho e veja quais cores estão utilizando.

Ainda falando de cores, procure colocar uma cor suave e neutra no fundo para não cansar a visão dos seus leitores, coloque fontes que passe seriedade, fontes conhecidas, como Arial, Verdana ou qualquer outra que não seja estranha e complicada de ler.

Nem preciso falar que se você quer um blog sério esqueça música de fundo e esqueça botões e banners brilhantes que não serve para nada, certo?

Se quiser pode comprar algum tema profissional para o wordpress, mas pra quem está começando o ideal é utilizar algum tema gratuito mesmo, existem diversos temas grátis que são bastante profissionais na internet, procure um que tenha cores que combine com seu nicho como já falamos acima.

Veja qual a cor dominante do seu tema e nicho e crie uma logo com estas cores, se não sabe fazer isto contrate algum profissional.

É importante você conseguir passar uma identidade visual única, para que as pessoas se sintam confortáveis com o design do seu site e se lembrem dele pelo seu estilo e seriedade.

Ainda têm várias outras dicas que eu gostaria de passar, mas acredito que já tem bastante informações aqui, e como vocês sabem informação de mais de uma só vez nem sempre é bom, portanto vou parando por aqui.

Criar um blog profissional não é complicado, é uma questão de bom senso, observação e um pouco de investimento, se seu objetivo é ganhar dinheiro com seu blog e ter uma forte presença online, uma hora ou outra vai ser necessário investimento, baixo, mas necessário.

Veja como os outros fazem e faça melhor!

Ainda têm dúvidas de como criar um blog profissional? Então assista esse vídeo agora mesmo!

 

Veja também: Como fazer o correto marketing de conteúdo

Gostou?Então Compartilhe e Comente!

Tem dúvidas?Entre em contato!

>

Pin It on Pinterest

Share This