7 Maneiras de Atrair Tráfego para seu Blog

 

Tráfego é um dos grandes problemas dos blogueiros, trazer o santo tráfego para o blog às vezes pode ser uma tarefa difícil para alguns, mas nem sempre tem que ser assim. Existem diversas maneiras de trazer tráfego para seu blog, mas nem todas são realmente boas, devido a isto veremos adiante algumas formas de trazer tráfego qualificado para seu blog.

 

trafego-google-trafego organico-seo

1 Mecanismos de pesquisa:

A principal fonte de tráfego da internet vem dos mecanismos de pesquisa como o Google por exemplo. Ficar nas primeiras posições para as palavras-chave que fazem parte do nicho que você escolheu com certeza fará uma enorme diferença nos seus negócios online.

 

google-seo-trafego

 

Quando alguém faz uma busca por determinadas palavras no Google, ele retorna com milhares de resultados, o nosso foco é ficar nas primeiras posições para algumas palavras-chave que tenham relação com o tema do nosso negócio, podemos fazer basicamente duas coisas a respeito disso.

A primeira coisa seria investir em SEO, SEO ou Search Engine Optimization, que em português quer dizer Otimização para Motores de Busca, é na verdade um conjunto de estratégias para potencializar o posicionamento de um site ou página nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, aumentando assim o tráfego do mesmo.

Se você deseja ter suas palavras-chave bem posicionadas de forma gratuita nos mecanismos de busca com certeza você deverá investir um tempo para conhecer e entender como funciona as estratégias de SEO. É grátis e você só vai precisar gastar tempo e energia.

A outra coisa seria investir no Google Adwords, que é na verdade o sistema de publicidade do Google. Você escolhe suas palavras-chave, escreve seus anúncios, define quanto pretende pagar e quando alguém pesquisar algo de acordo com o que você oferece, há uma chance de seu anúncio aparecer nas primeiras posições do Google.

Esse tipo de investimento não é útil em todos os nichos, mas com certeza vale a pena dar uma pesquisada e o melhor, você só paga pelos cliques recebidos nos seus anúncios, ou seja, se ninguém clicar, você não paga nada!

Esta imagem deve te dar uma noção maior do que eu acabei de explicar, veja;

Outra alternativa é o Bing Ads que também é um serviço de publicidade assim como o Google AdWords. A única diferença que vale a pena ser comentada é que os anúncios do Google AdWords vão aparecer logicamente nas buscas feitas no buscador do Google e os anúncios do Bing Ads nos buscadores do Bing e do Yahoo.

2 Redes Sociais:

Divulgar o seu trabalho nas redes sociais com o propósito de atrair e envolver cada vez mais visitantes e clientes para o seu negócio online é uma tarefa necessária e muito gratificante. Existem diversas formas de você encontrar e se conectar com seu público alvo, principalmente através do Facebook que é hoje a rede social mais acessada no Brasil e no Mundo.

 

rede sociais

Para ajudar na divulgação do seu negócio online você pode entrar em grupos ou páginas de fãs no Facebook, onde seja permitida a divulgação do seu trabalho. Procure participar de vários grupos e páginas que claro, falem sobre o mesmo tema do seu blog.

Também é uma boa criar seu próprio grupo e/ou sua própria página de fãs. Fazer a divulgação através do spam não é algo legal de se fazer, para isso o Facebook tem seu próprio serviço de publicidade, o Facebook Ads.

Os anúncios do Facebook Ads são bastante segmentados, podendo te trazer um público bem qualificado e os custos são muito acessíveis. O Facebook Ads te permite criar campanhas de anúncios com objetivos bastantes claros como o de receber curtidas na sua página de fãs ou visitas em seu site. Vale a pena dar uma boa conferida!

Não só o Facebook pode te trazer visitantes e te ajudar a criar sua presença online, outras redes sociais como o Twitter, LinkedIn, Google Plus e entre outras, podem ser fortes aliados quando o assunto é trazer tráfego para seus negócios online.

3 Youtube:

Criar, postar e compartilhar vídeos já é moda na internet, ter um canal no Youtube com certeza é uma das melhores coisas que você pode fazer para impulsionar seus negócios online. Criar vídeos hoje é uma coisa fácil, basta uma pesquisa no Google e você poderá aprender a criar e editar vídeos de forma básica em poucos minutos.

Crie vídeos que tenham haver com seu negócio e informe, ensine e passe conhecimento para as pessoas de uma forma simples, direta e descontraída, você terá pessoas que gostam e confiam no seu trabalho, garanto! Se for de qualidade, obvio.

4 GuestPost:

GuestPost são posts que você cria para publicar nos blogs dos outros, com se fosse um autor convidado. Quando você escreve um artigo e o compartilha em outro blog, certamente os leitores daquele blog que ler o seu conteúdo e se agradar, acabará seguindo os links que você deixou nesse artigo, chegando assim no seu blog. Você ganha tanto em tráfego como em links vindos de outros blogs, receber links de outros blogs ajuda a melhorar o seu posicionamento nas buscas orgânicas vindas do Google.

5 Fóruns:

Participar de fóruns que tenham relação com o nicho que você trabalha pode ser uma boa forma de atrair pessoas para seu negócio. Além de garantir que você sempre tenha um contato direto com as pessoas que buscam basicamente as mesmas coisas que você, você também saberá o que de fato seu público-alvo procura.

Muitas pessoas se tornam autoridade no seu mercado, começando primeiramente nos fóruns, simplesmente respondendo perguntas e ajudando de forma útil as pessoas, contribuía com coisas boas e você com certeza verá retorno.

6 Yahoo resposta:

Sites como Yahoo resposta te dão uma enorme oportunidade para você saber o que seus possíveis clientes estão se perguntando, tente encontrar perguntas de acordo com seu mercado e responda com sinceridade e transparência, passando assim uma boa impressão, deixe que as pessoas te vejam como autoridade no assunto e se perguntem se você tem um blog para quem sabe tirar algumas outras dúvidas.

A parte boa em responder perguntas no Yahoo resposta é que algumas perguntam ficam muito bem posicionadas nos buscadores do Google.

7 Distribuir conteúdo em diversos formatos:

Há diversas formas de você distribuir seu conteúdo, transformar vídeos em áudios, e-books em slides com certeza é uma boa ideia se você pretende alcançar o maior número de pessoas possíveis na internet.

Várias pessoas acessam sites como iTunes, Slidershare ou Youtube, portanto, por que não tentar trazer estas pessoas para seu blog? Ou seu negócio melhor dizendo. Você nem precisa sempre criar novos conteúdos, você pode pegar os já existentes e transforma-los.

Juntar alguns artigos e posts e transforma-los em um e-book, pegar os e-books e transformar em sliders e por ai vai… a ideia é pensar em todas as possibilidades.

É isso ai! Acredito que trazer tráfego para seu blog não precisa ser uma tarefa difícil, basta você ir atrás do que a internet tem a oferecer e fazer as coisas do jeito certo, esqueça o spam, busque o melhor para si e para seu negócio.

 

Gostou?Então Comenta e Compartilhe!

Dúvidas?Entre em Contato!

>

Pin It on Pinterest

Share This